Blog

Banho seco

Este artigo foi escrito pelo Professor André Gustavo .

Banho a seco

No mundo do West Highland White Terrier, o banho é um tema muito polêmico, visto por vários ângulos: a visão dos criadores e a visão do mundo pet. Porém tudo se inicia por uma questão estética do padrão do pêlo do Westie. Como foi já explicado anteriormente, oWestie possui uma dupla camada de pêlo, e que dependendo da genética do cão é mais dura ou ainda pode ser mais macia ou “lanosa”. Segundo a FCI, “Federação Internacional de Cinófilia” o Westie deverá possuir um pêlo duro e rústico, dessa forma os criadores tentam manter o máximo possível a textura do pêlo, motivado por apresentações em competições de exposições do padrão da raça.

Para conservar a pelagem de forma exuberante sem destruir a sua textura rígida, foi desenvolvido o método do banho a seco, criado  para limpar o animal sem a utilização de água, pois a continuidade do banho tradicional tende a alterar a textura do pêlo, onde somada a inúmeros produtos castigam o pêlo do Westie tirando a beleza original. Existe ainda um outro problema com o banho tradicional, o Westie possui uma camada protetora em sua pele, e quando ele é banhado em demasia ele perde essa proteção, e para ser recomposta leva um período de três semanas. Na ausência dessa proteção fica fácil o animal ficar suscetível a problemas dermatológicos. Entretanto, existe um produto da Virbac que cria um filme protetor na pele do animal, ajudando assim a defendê-lo de possíveis problemas de pele. Com a utilização do banho a seco, o Westie não perderá a sua camada protetora e também não terá o risco de exalar mau cheiro motivado por umidade deixada no pêlo. Pelo contrário, quando se aplica o método do banho a seco, tira-se o cheirinho desagradável que o animal as vezes está, pois o animal em sua caminhada diária, ocasionalmente se molham, principalmente aqueles Westies que possuem saias mais elegantes, pisam em urina de outros cães, sem contar que podem se molhar uma repentina chuva, e precisam ser secados imediatamente ao chegar em casa.

 

O que usar no banho a seco   

Existem vários produtos utilizados para o uso d o banho a seco, porém, “sempre consulte um veterinário que esteja atualizado, e principalmente conheça o manejo do Westie”. Muitos criadores de West Highland White Terrier, renomados aqui no Brasil, utilizam o banho a seco, por diversos motivos, como já citado acima para a manutenção da proteção da pele do pêlo. Dessa forma existe muitos produtos no mercado designado para esse fim. Entretanto, quando se fala do assunto Westie, temos apenas dois produtos indicados por criadores. O pó de chinchila também conhecido como carbonato de cálcio, ou “giz”, e o conhecido talco polvilho anticéptico granado. Este segundo produto possui propriedades que combatem odores, pruridos (coceiras) , e assaduras. A ação desse produto realiza a desidratação de fungos e bactérias, cessando quase que imediatamente os odores indesejados do cão. Vamos falar do pó de chinchila, carboneto de cálcio, um pó de coloração branca que é usado no pêlo do animal, permitindo a continuidade da cor do pêlo e mantendo a sua textura e evidentemente mantendo a saúde e a proteção da pele do Westie. Existem alguns outros produtos que são chamados de banho a seco, entretanto são produtos líquidos e perfumados. Não podemos esquecer que os branquelos tem um olfato apurado, logo não é muito indicado esse uso. Só compre pó de banho a seco a base de carbonato de cálcio, esse produto é encontrado em pet shop. Já o polvilho anticéptico granado, é encontrado em farmácias.

 

 

Passos para um banho a seco

1.     Tenha um pente para abrir o pêlo, talco anticéptico granado e/ou pó de chinchila, além de uma rasqueadeira.

2.     Posicione o westie em um local onde você poderá executar a tarefa.

3.     Desembarace todo o pêlo, isso facilitará a tarefa.

4.     Inicie pelo dorso, abra o pêlo penteando contra o sentido do crescimento da pelagem.  

5.     Coloque o pó em sua mão e as esfregue em seguida, passe no dorso do animal.

6.     Faça o mesmo procedimento, com a cauda do animal.

7.     Vá para as patas, coloque talco e/ou pó de chinchila em suas mãos, esfregue entre os dedos, porém desembarace os pelos da pata, antes.

8.     Esfregue o pêlo entre os dedos, para que o pó venha a aderir àos pelos da pata .Faça esse mesmo procedimento em todas as patas.

9.     Realize o mesmo procedimento nos coxins  do animal.

10.              Novamente, passe um pouco de pó em sua mão, agora para utilizar na cabeça, esfregue o pó no pêlo, massageando vagarosamente. Cuidado com excesso de pó nessa região. Devido aos olhos do animal e focinho.

11.              Use de preferência uma rasqueadeira , para pentear no sentido do contra pêlo, para ajudar a espalhar o pó no corpo do animal,

12.              Na saia, coloque um pouco de pó entre os seus dedos e passe nos pelos da saia de forma que o pó grude no pêlo.

13.              Agora, vamos retirar o pó da pelagem do animal, usando a rasqueadeira penteando no sentido contrário do pêlo e em seguida no sentido do crescimento do pêlo, assim o excesso irá sair.

14.              Faça o mesmo procedimento no pescoço, região peitoral e barriga, não esqueça a região interna das coxas.

15.              Em seguida penteei o seu Westie, de forma que ele fique exuberante e bonito.

16.              Pronto, acabou.

Entre em contato