Blog

Secagem após o banho

Este artigo foi escrito pelo Professor André Gustavo.


Secagem no banho em West Highland White Terrier

Parece ser algo tão evidente que parece não ter o menor sentido de ser escrito, porém, a importância dessa ação evita muitos problemas em nossos branquinhos. Acabou de dar um banho em seu Westie? Então o último passo a ser realizado é secar o animal completamente. Tenha em mente que isso demanda uma certa atenção e tempo, pois o Westie possui pêlo e sub pêlo, logo são duas camadas a serem tratadas. A técnica é bem simples, primeiro tente tirar o excesso de água do seu branquinho com uma toalha seca, seque-o, o máximo que puder. Agora temos que ter a mão um conjunto de ferramentas para auxiliar no restante do processo de secagem dos pêlos. Essas ferramentas são um pente de ferro, uma escova de pinos de cerdas macias, uma rasquiadeira além de um secador de cabelo daqueles portáteis. Uso em minha casa “sempre deu certo até hoje”, existem aqueles que possuem os sopradores pet para secar o pêlo do cão, ótimo.

 

Uma secagem malfeita em um Westie

Uma das causas que fazem os nossos branquinhos terem problemas de pele e mal cheiro é a grande quantidade de banhos dentro de um curto espaço de tempo em um mês e a forma errada de secagem. Já vi pessoas relatando, meu Westie tem mal cheiro, porém dou dois banhos por semana nele. Quando o Westie toma banho e não é seco de forma adequada, existe a tendência de proliferação de fungos e bactérias causada pela umidade no pêlo e sub pêlo do animal, também causadora de um cheiro desagradável. Isso pode acarretar problemas na pele do Westie que pode culminar em uma coceira e outros problemas a longo prazo.

 

 

 

 

Passos para realizar a secagem

1.      Penteie o pêlo no sentido do contra pêlo com o pente de ferro, isso para abrir a pelagem do animal, esse movimento deverá ser realizado em numeras vezes.

2.      Uma vez tendo aberto a pelagem no sentido contrário, ligue o secador, porém continue fazendo o movimento de contra pêlo, e direcione o secador.

Nota: Comece com um vento frio em alta, para que o animal se acostume com o barulho do secador, com tempo vá alternando a temperatura para morno, frio e quente, voltando sempre para a temperatura fria com maior tempo de uso. Cuidado para não queimar o animal, geralmente alterno de quinze em quinze segundos, porém o frio uns quarenta segundos. Movimente o secador sobre o pêlo aberto, juntamente com o movimento do pente de ferro, um acompanhando o outro. Essa etapa é a mais demorada.

3.      Sempre inicie pelo dorso do cão vindo da parte de traz da calda até o pescoço, procure concluir toda essa parte primeiro.

4.      Seque a parte inferior do cão totalmente use vento frio e morno. Cuidado para não queimar o cão. Essa etapa tem que ser bem alternada.

5.      Seque a calda do animal com o secador.

6.      Abra o pêlo da calda com o pente, vindo do sentido da ponta da calda para a base da calda. Esse passo pode ser feito até com a mão, dependendo do tipo de tosa que a calda do seu Westie possui. Utilize o secador na calda até ela estar seca.

7.      Vá para as patas. Nas patas use o pente de ferro escovando de baixo para cima, que é o sentido contrário do pêlo. Repita o movimento do pente junto com o secador, até a pata está seca.

Macete: Uma outra forma de secagem eficaz das patas é abrindo os pêlos com as mãos, particularmente acho muito mais rápido essa forma de secagem, pois o pêlo está sendo desembaraçado e a secagem é pêlo a pêlo.

8.      Secar a cabeça do Westie. Inicie secando a área dos ouvidos, tente usar os dedos para desembaraçar o pêlo ali existente, uso o secador no frio nessa região.

9.      Seque a cabeça trazendo o pêlo de baixo para cima utilize o pente, movimente junto o secador, tenha a certeza que essa área está devidamente seca, assim como os ouvidos.

10.   Vá até o focinho penteando de baixo para cima e passando o secador junto, use vento frio. Pode ser feito a secagem do pêlos do focinho utilizando os dedos para desembaraçar e assim, secar pêlo a pêlo.

11.   Seque abaixo do focinho do cão também, aproveite para fazer uma revisão se o pescoço está devidamente seco também. 

12.   Finalizando, revise o Westie para ver se existe algum ponto ainda que esteja úmido, caso exista, conclua essa secagem.

 

Escovando o pêlo

 

1.      Depois do pêlo seco, escove o pêlo no sentindo do pescoço até o final do dorso, use uma rasquiadeira ou escova de pino de cerda macia, faça esse movimento até acertar o pêlo.

Atenção: A escova de pino de cerdas macia, é uma boa opção pois, quebra menos o pêlo.

2.      Escove a saia do branquinho, no sentido de cima para baixo, porém, antes desembarace o pêlo, de preferência com a mão. Leva uns minutos, porém não quebra o pêlo da saia.

3.      Na pata, escove no sentido de cima para baixo, observando que na mesma, deve se escovar por dentro e por fora, isso nas quatro patas.

4.      Na coxa, na parte externa penteie de cima para baixo, tanto na parte de fora como por dentro.

5.      Escove da ponta inicial do peito para baixo no sentido do pêlo.

6.      Abaixo do peito, exatamente na caixa torácica, que é logo abaixo do Westie, faça um movimento contra o pêlo puxando para frente, isso para desembaraçar o pêlo, em seguida escove no sentido do pêlo indo para baixo do animal.

7.      Na cabeça, comece escovando no sentido contra pêlo na nuca de forma leve,

8.      Na parte superior do crânio escove para frente, levemente.

9.      Penteie a área da bochecha de cima para baixo.

10.  Agora penteie o focinho do Westie de cima para baixo, isso em ambos os lados.

11.  O queixo deve ser penteado, levantando-o levemente, e escove iniciando da ponta do queixo até a base do maxilar inferior. 

12.  Pegue a calda do Westie, levante-a, escove ela no sentido da base da calda até a sua ponta, em todos os lados para cima.

Terminado: Agora seu animal está limpo e escovado.

 

 

O benefício de uma boa secagem do pêlo

Particularmente em Westie, esse benefício vem seguido em primeiro lugar, por ausência de cheiro desagradável, assim como a não proliferação de fungos e bactérias que podem ocasionar coceiras em seu Westies, basicamente, esse seriam um dos benefícios. É obvio, que existem outros problemas que levam ao seu Westie a ter problemas de pele, porém, não discuto esse tipo de tema.

 

Entre em contato